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domingo, 29 de abril de 2012

Jeep J12 Concept: primeiras impressões


Peça para qualquer garoto do campo dizer seu carro favorito e ele provavelmente dirá o nome de um jipe ou picape. Existe algo neles que estimula os resquícios Cro-Magnon do cérebro dos pré-adolescentes. Mas e se juntarmos os dois? Bem, você terá a melhor combinação de utilitarismo e capacidade fora-de-estrada do mundo. O novo conceito da Jeep – chamado J12 – é uma máquina assim. E eu a dirigi em sua estreia off-road no começo da semana.


As picapes Jeep desapareceram da linha de produtos de Detroit a partir de 1988, mas a equipe de design da marca parece motivada a trazê-las de volta em sua forma clássica. A Jeep já faz desde o ano passado o caríssimo kit JK8 para converter o Wrangler em picape (e a AEV faz uma conversão para cabine dupla há anos), mas esta semana marcou a estreia do belo e vermelho J12 em uma das trilhas mais legais dos EUA.


Mestres supremos no passado, a equipe de design da Jeep disse que queria criar algo que parecesse a picape que seu avô usava para ir pescar. A velha dianteira da Kaiser é familiar e agradável, e por ter recriado os detalhes faciais de uma picape que se foi há tanto tempo, a Jeep conquistou muita gente.


Quem não gostaria de dirigir uma picape com bancos brancos de laterais xadrez, com a parte inferior do painel na cor da carroceria e assoalho frisado? Ao que parece muitos caras não tão velhos têm a mesma vontade, se é que o grupo de fãs visivelmente animados pelo J12 indica alguma coisa. Ele chamou a atenção por onde passou, como se Walt Kowalski – o personagem de Clint Eastwood em Grand Torino – estivesse a bordo.

Assim como a conversão JK8, ele compartilha o chassi com o quatro-portas Rubicon. Também como o JK8, ele tem uma pequena cabine simples na frente e uma grande caçamba atrás. Mas as semelhanças acabam aqui. Os designers esticaram o chassi do J12 em 45 cm para acomodar um pneu de 36 polegadas e uma caçamba de 1,82 de comprimento. Atentos aos detalhes, eles conseguiram recriar um autêntico visual de picape antiga. Ao entrar na cabine do J12 a primeira sensação é a de estar em uma Kaiser dos anos 60, com seu câmbio automático no assoalho. A base do trambulador parece um pouco deslocada, me fazendo imaginar se é tão difícil fazer uma alavanca na coluna para um câmbio manual de cinco marchas.

Mecanicamente o J12 é o mesmo de qualquer Rubicon, com a adição de bloqueantes ARB nos dois eixos Dynatrac D-44 e D-60. O Pentastar V6 de 3,6 litros empurra a picape com valentia em qualquer terreno, sendo o único revés do desempenho fora-de-estrada o balanço dianteiro e traseiro, que sacrificam o ângulo de ataque e saída.

Os pneus retrô de 36 polegadas têm garras generosas e são enormes, mas não a ponto de fazer o J12 parecer bobo. E assim como qualquer Rubicon equipado com barra estabilizadora desmontável, o J12 encarou tudo o que encontrou pela frente.

Com seu banco de encosto baixo e a falta de luzes de posição laterais, este belo utilitário dificilmente seria homologado, mas sem dúvida haveria muita gente disposta a conhecer um modelo comercial viável.

Os Walt Kowalskis do mundo já viram muitas picapes fresquinhas e cheias de fru-fur passando pela sua varanda nas últimas décadas. Eles estão esperando por algo viril e metálico e clássico como o J12 para trazer um pouco de dignidade ao mundo das picapes. Só não nesse tom de vermelho.
Fonte: Jalopnik

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