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terça-feira, 25 de janeiro de 2011

ZAP Carros testou: Jeep Wrangler Unlimited Sport 4P


O Jeep Wrangler é o sucessor do velho jipe de guerra nos anos 1940. Ele não perdeu sua vocação desbravadora com o passar das gerações, mas cedeu aos anseios de quem fica um bom tempo sobre o asfalto. Enquanto os SUVs ganham recursos para encarar um pouquinho de lama, o Wrangler vai na direção contrária, incorporando equipamentos para agradar nos pisos urbano.

Pensando assim, este legítimo jipão não desaponta quem gosta de enfrentar a terra, mas também impressiona ao servir de transporte para o escritório. Dotado de ar-condicionado, direção hidráulica, transmissão automática e um competente sistema de som, oferece alto nível de conforto. Naturalmente chacoalha mais do que um carro de passeio e tem suspensão dura (eixo rígido com molas helicoidais), mas não incomoda nem mesmo quem não suporta o barulho do trânsito. Sua capota removível de fibra de vidro mostra bastante competência ao isolar os ocupantes dos ruídos externos.

O modelo de quatro portas teve o entreeixos estendido para abrir espaço no banco de trás. Aumentou de 2,424 m para 2,947 metros. O resultado agrada, mas não oferece alto nível de conforto para longas viagens. Melhor viajar nos assentos da frente.

Por conta do teto removível, que não faz parte da estrutura da carroceria, uma proteção tubular rouba um pouco do espaço interno. No entanto, o teto pode ser configurado, permitindo a abertura parcial, já que tem três painéis independentes. A vedação de borracha mostra-se eficiente. Durante os testes do ZAP Carros, não houve sinais de infiltração de água.

Uma estrutura metálica nas laterais do interior permite a instalação de uma capota de lona, quando a carcaça rígida de fibra de vidro está fora do carro. Difícil de usar, o equipamento requer prática para ser montado e ocupa muito espaço quando está recolhido. No entanto, é possível remover do carro, caso você não pretenda utilizá-lo.

O motor 3.8 V6 mostra-se silencioso em baixa rotação e tem valentia de sobra para empurrar os 1.970 quilos do Wrangler. Com torque de 32,1 kgfm e 199 cavalos, a sensação é de que ele pode subir pelas paredes.

O câmbio automático de 4 marchas tem respostas lentas e demora a responder em ultrapassagens, o que exige maior tempo de preparação para realizar este tipo de manobra. No entanto, quando a reduzida é engatada, parece não haver obstáculo intransponível. Os pneus 245/75R17 colaboram para tracionar na terra e agradam também sobre lama. No asfalto, não geram ruídos em excesso.

Nem pense em comparar o Wrangler com os antigos jipes da família CJ. Sua lista de equipamentos mais parece a de um carro de luxo. Há freios ABS, air bags duplos, equipamento de som com tweeters, vidros e travas elétricas, direção hidráulica com ajuste de coluna e bancos com regulagem de altura. E tanto luxo adicional não sai de graça. A conta para levá-lo para casa também é recheada. O Wrangler tem preço sugerido de R$ 129.900. A versão de duas portas sai por R$ 110.900.
Fonte: ZAP Carros

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